sobre nós

espiritualidade e devoção

a família OAR

A ORDEM RECOLETA NO BRASIL E NO MUNDO

 

 

1. Estrutura de Governo

A ordem está governada por um Prior Geral que tem sua sede em Roma; a casa onde mora se chama Cúria Geral. O Prior Geral atual se chama Frei Miguel Miró Miró e foi eleito no 55o Capítulo Geral de 2016

 

É ajudado por seis frades chamados Conselheiros Gerais, que ordinariamente moram com ele. O primeiro conselheiro recebe o nome de Vigário Geral e faz as vezes do Prior Geral quando este está ausente ou morre durante o exercício da função.

 

Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação.

 

Para um melhor governo, a Ordem se divide em Províncias. Algo assim como os estados da nação brasileira. Na frente de cada Província tem um Prior Provincial que mora na Cúria Provincial. A nossa se encontra no Rio de Janeiro, Brasil. O Provincial é eleito por um período de três ou quatro anos, pudendo ser re-eleito por mais três ou quatro anos.

 

Ao prior provincial ajudam quatro conselheiros, o primeiro chama-se Vicário Provincial e substitui ao Provincial na sua ausência. Também existe o Secretário Provincial e os secretariados provinciais:

  • O Secretariado de Espiritualidade cuida de todo o relacionado com a vida espiritual, comunitária e religiosa;
  • O secretariado de Formação de todo o que tem relação com a formação inicial dos candidatos à vida religiosa e formação continua dos que já se consagraram.
  • O Secretariado de Apostolado Ministerial cuida de todo o relacionado com os trabalhos apostólicos desenvolvidos nas paróquias e igrejas de culto.
  • O Secretariado Ministerial cuida da animação missionária;
  • O secretariado Educativo cria uma sintonia nos modelos educativos próprios nossos
  • E o secretariado de Pastoral Jovem e promoção Vocacional identifica-se com os movimentos juvenis de nossos ministérios e da animação vocacional em todas as comunidades.

 

A máxima autoridade da Província é o Capitulo Provincial. Trata-se de uma reunião a nível de província que a modo de Assembléia Geral examina o estado da mesma, projeta ela para os desafios do futuro e nomeia os religiosos para assumir os cargos anteriores.

 

Quando a Província é muito extensa, com casas em vários países, divide-se em partes chamadas Vicarias Provinciais a frente das quais se nomeia um Vigário ou Delegado dependentes do Prior Provincial.

 

 

2. As províncias

2.1. Província de São Nicolau de Tolentino: é baluarte missionário da Ordem. Contribuiu na restauração da província da Candelária e deu origem à província de Santo Tomás de Vilanova.

2.2. Província de N. Sra. da Candelária: herdeira da recoleção colombiana.

2.3. Província de Santo Tomás de Vilanova: Em 1907 se revive a antiga província do Pilar com algumas casas e ministérios, tanto de Espanha como de outros países pertencentes à província de são Nicolau. Dois anos depois mudam os limites de ação e toma o título atual de Santo Tomás de Vilanova. Foi erigida no dia 10 de junho de 1909.

2.4. Província de Santo Ezequiel: Nasceu através do decreto de 28 de novembro de 1998 ao concluir o 52° do Capítulo Geral. Se lhe atribuem casas da província de São Nicolau em Filipinas.

 

3. A Família OAR

A. 186 comunidades em 20 países.

 

 

 

B. 209 paróquias, 53 centros educativos.

 

C. A Ordem dos Agostinianos Recoletos é missionária desde o seu nascimento. Na atualidade, é a responsável pela evangelização em oito territórios de missão, situada em sete países diferentes. 8 territórios de missão: Lábrea e Marajó (Brasil) – Trinidad (Colômbia) – Shangqui (China) – Bocas del Toro (Panamá) – Chota (Peru) – Kaohsiung (Taiwan) – Kamabai (Serra Leoa).

 

4. Instituto de Espiritualidade e Historia Agostiniano Recoleta - Instituto de Agostinologia - Editorial Augustinus.

 

5. Família Agostiniana:

 

  • Contemplativas – Monjas Agostiniana Recoletas: O carisma agostiniano recoleto é compartilhado com os mosteiros das monjas agostinianas recoletas ou Ordem segunda, nascidas na mesma época e com as mesmas aspirações espirituais dos primeiros recoletos. As irmãs, com sua vida contemplativa, põem em relevo esta dimensão fundamental de nosso carisma.
  • Missionárias – Agostinianas Recoletas Missionárias: As congregações Augustinian Recollect Sisters, Agostininas Recoletas do Coração de Jesus, Missionárias Agostinianas Recoletas e Agostinianas Recoletas dos Enfermos, conservam sua identidade e missão, formando parte da família agostiniano-recoleta.
  • Leigos – Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta: Os membros da Fraternidade Secular agostiniano-recoleta, a partir de sua condição de leigos, comprometem-se a viver o Evangelho à luz da experiência e da espiritualidade da Ordem, pertencendo também à família agostiniana recoleta, participando de seu ideal, de suas graças e fecundidade.
  • Jovens – Juventude Agostiniana Recoleta: Os religiosos Agostinianos Recoletos pretendem, formar um laicato juvenil cristão, que viva com alegria uma espiritualidade fundamentada no amor e na amizade, e que se sinta unido à família

 

6. Fundação OAR:

A Fundação OAR é um fundo econômico que tem como finalidade ser vínculo de comunicação religiosa de bens entre os membros da família agostiniana recoleta e, de um modo mais concreto, ajudar a solucionar as necessidades das províncias, dos mosteiros de monjas agostinianas recoletas, das religiosas agostinianas recoletas e das missões que estão sob a responsabilidade à Ordem dos Agostinianos Recoletos. A Fundação OAR rege-se pelos Estatutos aprovados pelo Prior Geral e seu Conselho (19 de março de 1993.

 

7. Causas de Santos:

-13- A Postulação Geral da Ordem trabalha em várias causas de beatificação que estão em processo diocesano ou foram apresentadas à Congregação dos Santos para seu estudo. São as seguintes: Madre Mariana de São José (1568-1638); Madre Izabel da Mãe de Deus (1614-1687); Madre Antonia de Jesus (1612-1695); Madres Dionísia Talangpas (1691-1731) e Cecília Talangpas (1693-1732); Mons. Ignacio Martinez (1902-1942); Pe. Jenaro Fernández (1909-1972); Pe. Mariano Gazpio (1899-1989); DMons. Dom Alfonso Gallego (1931-1991), Sor Cleusa Carolina Rody Coelho (1933-1985), Madre Esperanza Ayerbe (1890-1967), Simi Cohen -María de los Dolores del Amor de Deus- (1801-1887).