projeto.png

A Paróquia Santo Agostinho quer avançar este ano em sintonia com o caminhar da Igreja. Me inspiram e me seduzem as palavras do Documento Final do Sínodo dos Bispos: Os jovens, a fé e o discernimento Vocacional para iluminar e clarear nosso caminhar neste novo ano pastoral 2019. Nossa fé é fruto de uma graça recebida, alimentada e consolidada nos sacramentos; nossa perseverança é fruto da resposta generosa ao chamado do Senhor. Conscientes de esta dinâmica somos sensíveis para acolher os mais necessitados e sairmos com entusiasmo a fazer o anúncio aos mais distantes.

 

  • A vocação do cristão é seguir Cristo, passando através das águas do Batismo, recebendo o selo da Confirmação e, na Eucaristia, tornando-se parte do seu Corpo. «Vem, pois, o Espírito Santo: depois da água, o fogo, e sereis transformados em pão, que é o Corpo de Cristo» (Agostinho, Sermão 227). No percurso da iniciação cristã, é sobretudo a Confirmação que permite aos crentes reviverem a experiência do Pentecostes com uma nova efusão do Espírito para o crescimento e a missão. É importante voltar a descobrir a riqueza deste sacramento, compreender o seu vínculo com a vocação pessoal de cada batizado e com a teologia dos carismas, e cuidar melhor da sua pastoral, a fim de que não se torne um momento formal e pouco significativo. Cada caminho vocacional tem o Espírito Santo como protagonista: Ele é o “mestre interior” pelo qual devemos deixar-nos conduzir. (nº 61)

 

  • A primeira condição para o discernimento vocacional no Espírito é uma autêntica experiência de fé em Cristo, morto e ressuscitado, recordando que esta «não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho» (Francisco, Lumen fidei, n. 57). Nas comunidades cristãs, às vezes corremos o risco de propor, mesmo sem querer, um teísmo ético e terapêutico, que corresponde à necessidade de segurança e de conforto do ser humano, em vez dum encontro vivo com Deus à luz do Evangelho e com a força do Espírito. Se é verdade que a vida só se desperta por meio da vida, torna-se claro que os jovens têm necessidade de encontrar comunidades cristãs realmente radicadas na amizade com Cristo, que nos conduz ao Pai na comunhão do Espírito Santo. (nº 62)

 

Que nossa missão se torne concreta e dinâmica. O Espírito Santo nos assista, ilumine e inspire para sermos verdadeiros missionários de Jesus Cristo. Deus abençoe a todos!

 

Fr. João José Ormazabal

Pároco

 

ORAÇÃO

 

Senhor, pela intercessão de Nosso Pai Santo Agostinho, nós te pedimos: Que nos conheçamos sempre melhor em nossas aspirações e nos compreendamos mais em nossas limitações. Que cada um de nós sinta e viva as necessidades do outro. Que ninguém fique alheio aos momentos de cansaço, dissabor e desânimo dos demais. Que nossas discussões não nos dividam, mas nos unam em busca da verdade e do bem. Que cada um de nós, ao construir a própria vida, não impeça o outro de viver a sua. Que nossas diferenças não excluam ninguém da comunidade, mas nos levem a buscar a riqueza da unidade. Que olhemos para cada um, Senhor, com os TEUS olhos, e nos amemos com o TEU coração. Que não nos fechemos em nós mesmos, mas sejamos disponíveis e sensíveis aos desejos da comunidade. Que, no fim de todos os caminhos, além de todas as buscas, no final de cada discussão, e depois de cada encontro, não haja “vencidos ou vencedores”, mas haja apenas IRMÃOS, COM UMA SÓ ALMA E UM SÓ CORAÇÃO. Amém.